A honestidade pode não estar presente se você estiver em um relacionamento ou casamento, em que seu parceiro não está, um estudo recente analisou que a incerteza causa um interesse podendo tornar alguém mais atraente.
Você pode precisar considerar o divórcio, a fim de confrontar as duras verdades sobre seu relacionamento!
O problema em um casamento nem sempre vem do nada, para alguns, o problema pode sempre existir. Pode estar na maneira como eles interagem, na forma como pensam um do outro ou até na maneira como se sentem um sobre o outro.
Você esperaria que antes de alguém entrar em um relacionamento ou casamento, que pelo menos tenha avaliado corretamente se ama ou não a outra pessoa, mas isso nem sempre é o caso. Pior ainda, pode fazer com que você queira que a pessoa que simplesmente ame você.
O estudo
Um estudo publicado na revista americana Computers in Human Behavior, examinou se a incerteza sobre o interesse de um parceiro poderia aumentar seu desejo ou diminuir.
Seis grupos de amostra diferentes foram envolvidos, com foco na comunicação e como o interesse pode ser incerto, dadas as diferenças individuais e o meio de comunicação.
O estudo revelou que a dúvida no relacionamento teve efeitos prejudiciais entre os participantes que não estavam interessados na outra parte. Expressões claras de interesse provocavam a certeza sobre as intenções comportamentais dos participantes, aumentando o apelo da outra parte.
Os resultados foram replicados em outros relacionamentos, mostrando que quanto menor era a honestidade com o comprometimento dos parceiros maior a incerteza. Isso foi associado a um maior desejo do parceiro sugerindo que a inibição do desejo serve como um mecanismo que visa proteger a si mesmo de investir em um relacionamento com um futuro incerto.
Percebendo os sinais
Isso pode ajudar a explicar por que você pode ter sido atraído por alguém que não está mostra comprometimento com você em primeiro lugar. Alguns que projetam um sentimento de incerteza sobre o futuro do relacionamento podem se ver envolvidos em ainda assumir compromissos. Eles ainda podem dizer “eu quero” e investir em uma vida com você sem se comprometer emocionalmente com o relacionamento na mesma medida em que você pode estar.
Você pode nem perceber imediatamente. Podem estar dizendo ou fazendo todas as coisas certas, formando uma vida com você, trabalhando, continuando a ser gentis e generosos, mas não necessariamente da maneira honesta que um relacionamento precisa ser.
Enfrentando verdades difíceis
A fim de compreender plenamente a dificuldade neste relacionamento ou casamento oco que você pode estar enfrentando, você precisa ser honesto consigo mesmo. Você precisa comparar e contrastar a vulnerabilidade emocional que você exibe ao seu cônjuge, à vulnerabilidade emocional que eles demonstram para você. Você precisa ser capaz de se fazer perguntas difíceis sobre o seu relacionamento.
Parece que o seu cônjuge está com você? Ele mostra isso para você? Ele mostra isso na frente dos outros? Ele está com você o tanto quanto você está com ele? Ele parece comprometido com o relacionamento? Vocês veem o casamento como permanente?
Depois de ter descoberto as questões fundamentais que afligem seu casamento e seu relacionamento, talvez seja necessário decidir para onde ir a partir daí. Você sabe que merece alguém em sua vida que está totalmente comprometido com você e com o relacionamento, mas para encontrar esse alguém, você tem que entrar terá que passar pelo processo de divórcio ou separação.
Entrando em contato com seu advogado
Isso significa então entrar em contato com um advogado de direito de família preparado para representar você e suas necessidades durante esse período desafiador e emocionalmente desgastante em sua vida. Isso significa olhar para além do aqui e agora e focar no seu futuro.
Isso significa que contando com eles para ajudá-lo em questões como pensão alimentícia, guarda dos filhos, divisão de patrimônio, e qualquer outra coisa que podem vir a surgir durante um momento de incerteza em sua vida.
Falando verdades difíceis e seguindo em frente
Depois que as conversas duras tiverem começado, você e seu futuro ex-cônjuge serão forçados a se confrontar com a verdade. Isso pode acabar em descontrole emocional tendo um resultado duradouro além do final da discussão ou pode ser uma conversa calma, onde verdades difíceis são confrontadas e tanto você como o seu ex-cônjuge vão embora em termos amigáveis. Depende simplesmente dos indivíduos envolvidos e da maneira como você e seu ex-cônjuge iram se comunicar um com o outro.
Depois que o divórcio é finalizado, você pode sentir que está de volta à estaca zero, que estava em um relacionamento que não era emocionalmente honesto sendo melhor do que não estar em nenhum relacionamento. Mas não é.
A verdade da questão é que a honestidade emocional envolvida em ter um parceiro em sua vida que está para você como você está para ele é vital demais para ser ignorado. Você precisa disso para tornar seu relacionamento e casamento, sustentável.
O divórcio é o fim de um casamento infeliz e disfuncional, e um casamento não pode funcionar, nem ser feliz, sem a honestidade em níveis recíprocos de sentimentos. Seguindo em frente é importante dar um tempo para aqueles que arrumam tempo para você e evitar aqueles que fazem o mesmo com você. Criar esse nível de responsabilidade entre possíveis parceiros pode limitar suas opções, mas impedirá que você entre em outro relacionamento desonesto.
Gostou do post? Caso tenha alguma dúvida com relação ao assunto, fique à vontade para escrever um e-mail: contato@sanninoadvogados.com.br.
LEMBRE-SE: este post tem finalidade apenas informativa. Não substitui uma consulta a um profissional. Converse com seu advogado e veja detalhadamente tudo que é necessário para o seu caso específico.